Linda Perry, do 4 Non Blondes, já escreveu músicas para

Aqui está uma lista abrangente de todos os artistas para os quais Linda Perry do 4 Non Blondes escreveu.

Linda Perry na The Art of Elysium 13th Annual Black Tie Artistic Experience em janeiro de 2020

(Ga Fullner/Shutterstock.com)

Se você é fã do rock alternativo do início dos anos 90, já deve ter ouvido falar 4 Sem Loiras . Enquanto a banda lançou apenas um álbum, eles acumularam seguidores dedicados de fãs e se tornaram famosos por seu single de sucesso, What's Up? Mas o que você pode não saber é que o vocalista da banda, Linda Perry , passou a escrever alguns grandes sucessos pop para outros artistas. Aqui, damos uma olhada abrangente nas músicas que ela escreveu para outros músicos conhecidos.



Quem é Linda Perry?

Linda Perry nasceu em Springfield, Massachusetts, em 5 de abril de 1965. Filha de mãe brasileira e luso-americana, a infância de Perry foi tudo menos idílica. Ela lutou contra doenças renais e dependência de drogas quando era jovem e não se dava bem com seus pais.

Eu fui criado em uma época em que os pais traziam cintos e você tinha um amor forte, ela disse O Registro do Condado de Orange em 2014 . Se algumas dessas coisas tivessem acontecido hoje, seria chamado de abuso infantil, vamos encarar, há processos por isso. Mas eu amo minha mãe. Eu amava meu pai, que faleceu há nove anos. Na verdade, tive mais problemas com ele do que com minha mãe, porque meu pai não me viu até me tornar famosa. Então, quem é pior? Aquele que me mostrou carinho através de um amor duro ou aquele que acabou de sair?

Eventualmente, Perry se mudou para a Costa Oeste para seguir uma carreira na música. Ela começou como artista solo em San Francisco, tocando em boates da Bay Area e chamando a atenção de seus colegas músicos locais. Um desses músicos era a baixista Christa Hillhouse, que estava procurando um vocalista para uma banda que estava montando.

Linda Perry foi a vocalista principal de '4 Non Blondes'

Depois que Perry entrou a bordo em 1989, 4 Non Blondes começou a fazer shows em bares locais em San Francisco. Muitos deles eram bares lésbicos - todos os membros da banda eram abertamente gays - e a banda desenvolveu um grande número de seguidores lésbicos como resultado. Em 1992, 4 Non Blondes assinou um contrato com a Interscope Records e lançou seu primeiro e único álbum, Maior, melhor, mais rápido, mais! A música What's Up?, que foi lançada em 1993 como o segundo single do disco, se tornou um grande sucesso nos EUA e no mundo.

Escrito por Perry, What's Up? é um hino poderoso sobre se sentir como um estranho devido à opressão.

Eu acho que com todas as emoções eu peguei minha guitarra e escrevi essa música, Perry disse Pedra rolando. Saiu como uma música completa. Ouvi os pés de Christa correrem pelo corredor e ela ficou toda, 'O que foi isso?' E eu fiquei tipo, 'É uma música que estou escrevendo'. Isso é incrível.” Eu escrevi muitas músicas antes disso, mas provavelmente foi minha primeira música de verdade. Foi tudo junto.

A ex-vocalista do 4 Non Blondes também diz que sabia What's Up? ia ser bem sucedido, e tentou mantê-lo fora do primeiro álbum da banda para evitar que eles fossem vítimas da síndrome do one-hit-wonder.

Eu não quero soar como um idiota, mas eu sabia que ia ser enorme, Perry disse . Em uma reunião com a gravadora, apresentei a ideia de deixarmos 'What's Up?' fora do álbum. Eu disse: ‘Somos novos. O álbum será enterrado sob essa música e não teremos chance com mais nada.” Todos olharam para mim e pensaram que eu estava louco.

Mas Perry estava certo. 4 Non Blondes se desfez em 1994 e – para melhor ou pior – What’s Up? tornou-se a música pela qual eles serão para sempre conhecidos.

Linda Perry escreveu músicas para alguns grandes músicos

Felizmente, a carreira de Perry não terminou quando 4 Non Blondes se separou. Muito pelo contrário - o músico de 55 anos tornou-se um prolífico compositor e produtor, criando música para algumas das estrelas pop de maior sucesso dos anos 2000 e 10, incluindo:

Cor de rosa

Além de escrever o sucesso de 2001 Get the Party Started, Perry co-escreveu e produziu a maior parte do segundo álbum de Pink, Missundaztood . Com essa música, ficou claro para mim que ajudar os artistas com sua visão é legal, ela disse .

Cristina Aguilera

Eu sabia que ela era a pessoa certa para a música, Perry disse de Aguilera e o sucesso de 2002, Beautiful. Percebi: ‘Ah, ela é insegura. Ela é uma daquelas pessoas bonitas que tem tudo, mas é super insegura. Ok, essa música é dela.'

Gwen Stefani

Perry co-escreveu o hit solo de 2004 de Gwen Stefani, What You Waiting For? Nós nos revezamos criando ideias para os versos, Perry explicou . [Gwen] queria fazer algo onde houvesse um monte de personagens diferentes, então eu montei seis microfones e os rotulei, e em cada linha eu disse a ela para qual microfone ir.

chaves de Alicia

A maioria das palavras nos versos são apenas improvisações e ela apenas as escreveu, Perry disse de sua experiência ajudando Alicia Keys a escrever a música de 2007, Superwoman. Foi um grande gancho e ela teria descoberto sozinha, com ou sem mim. Mas ser generoso e me convidar para fazer parte desse processo foi incrível.

E a lista não para por aí. Outros artistas conhecidos Linda Perry emprestou seus talentos de compositora e/ou produtora para incluir Ariana Grande, Adele, The Chicks (anteriormente The Dixie Chicks), Weezer, Courtney Love, Celine Dion, Miley Cyrus, Cheap Trick, Kelly Osbourne e Lisa Marie Presley.

Mesmo que 4 Non Blondes tenha apenas um hit, está bem claro que Perry continua sendo uma força poderosa na indústria da música.